Tuesday, May 19, 2009

A lingua portuguesa e muito rica - Palavra do dia I

Que a lingua portuguesa e muito vasta, nao restava a menor duvida. Sobretudo quando a Teresa, num momento de futil ocio e grande tedio, conjuga o verbo assaralhopar a laia de status do Facebook. A Teresa nao se engana com estas coisas, e vejo-me humildemente obrigada a abrir o diccionario. Assaralhopar, como tal nao existe, mas pode-se encontrar sem grande dificuldade o respectivo adjectivo. Assarapollhado diz-se daquele que atarantado ou atrapalhado. Assarapolhemos, pois.

Ja que tenho o diccionario na mao, comeco a procurar mais provas da vastidao da lingua portuguesa. Rapidamente chego a porraceo, que nao e o que parece. Porraceo diz-se daquele que tem a cor esverdeada dos porros. Convem na confundir este termo com porreiro ou porra-louca.

Tambem descubro assecalhado, que parece rimar com o verbo calhar. No entanto, assecalhado diz-se daquele que e um tanto seco. Portanto, nada que ver com o clima alpino, se bem que os nativos de certas regioes centro-europeias possam servir de exemplo ilustrativo.

Seguindo a mesma tonica, chego a padeirar, que e o relativo ao padeiro, tambem conhecido por paozeiro. Para a proxima vez que alguem perguntar pelo paozeiro, o mais provavel e que esteja a dedicar-se a nobre arte de padeirar.


Antes de fechar o livro, ainda vou a tempo de ver apeganhaço, um termo quase inquietante para descrever uma coisa que se apega ou uma recordacao desagradavel. E para uma recordacao agradavel, sera mais correcto dizer peganhaco ou aapeganhaco?



2 comments:

  1. demais! :)
    O importante é mesmo não achincalhar a língua portuguesa ;)

    ReplyDelete
  2. Nada de achincalhamentos... tudo isto e feito pois com muito afecto, pois com muito carinho....

    ReplyDelete